A Caravana Itinerante da Saúde – Agita CT é um evento promovido pelo Centro de Tecnologia (CT) em parceria com a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST), o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) e o Espaço Saúde do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj) e tem como objetivo promover a saúde dentro da Universidade com atividades físicas, oficinas e orientação em saúde.

No primeiro semestre de 2016 as atividades foram iniciadas em março e foram encerradas no dia 15/07 com a final do Torneio de Futebol Society.

 

Em 2017 as atividades foram iniciadas em 28 de março com o tema “Dietas da moda, emagrecimento e saúde”.

 

Atividade Educativa 1:

“Alimentação adequada e saudável: Vamos montar seu prato?”

A primeira atividade teve como objetivo discutir os principais aspectos relacionados à alimentação adequada e saudável, incentivando a adoção de uma alimentação equilibrada e variada com inclusão de todos os grupos alimentares e o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras.

Para realização da mesma, os visitantes eram incentivados a montar seu próprio prato utilizando figuras de alimentos com ímãs em quadro de metal simulando um prato.

Ao final da atividade foi entregue um folder contendo os 10 passos do novo Guia Alimentar para a população brasileira:

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Atividade Educativa 2:

“Como ler rótulos de alimentos: “Você sabe o que está comendo”?”.

Essa atividade teve como objetivo orientar e estimular a leitura atenta dos rótulos de alimentos, ressaltando as informações mais importantes para os consumidores. Para tal foram expostas embalagens/rótulos de alimentos e os visitantes foram incentivados a fazer a leitura dos mesmos com a orientação da equipe da Nutrição.

Na atividade foi ressaltado a importância da leitura dos rótulos e como uma boa leitura e entendimento das informações contidas nos mesmos podem interferir na qualidade da alimentação.

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Atividade Educativa 3:

“Viva MAIS com MENOS Sódio”

A quantidade de sal presente em diversos alimentos foi demonstrada e comparada com a recomendação, além disso, foram apresentados diferentes tipos de sal (Tradicional, Marinho, Grosso, do Himalaia e de Ervas) e explicadas as principais diferenças nutricionais entre eles.

Réplicas e embalagens de alimentos foram utilizadas e as quantidades de sódio presentes nos mesmos foram representadas em tubos de ensaio contendo sal, comparando-se com a recomendação diária de sódio quetambém foi representada visualmente em forma de sal de cozinha no tubo de ensaio. Foi demonstrando como muitos alimentos processados e ultraprocessados possuem elevados teores de sódio e ressaltados os malefícios do consumo excessivo do mesmo.

Com o auxilio de banner,os visitantes podiam comparar a quantidade de sódioencontrada em diferentes opções de lanches e refeições.

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Atividade Educativa 4:

“Viva MAIS com MENOS açúcar”

Nessa atividade foram abordadas as diferenças entre os tipos de açúcar (refinado, cristal, demerara, mascavo e light), além de outros alimentos como mel e melado, e adoçantes (Ciclamato e sacarina sódica, aspartame, sucralose eestévia),destacando-se as propriedades nutricionais e efeitos dos mesmos no organismo.

Para tal, foram usadas réplicas de alimentos e embalagens com a respectiva quantidade de açúcar presente na porção de cada um deles. Dessa forma, os visitantes puderam observar de forma lúdica e simples a quantidade de açúcar ingerida em determinado alimento/produto e o % do valor diário representado pelo mesmo, baseado em uma dieta de 2.000 kcal.

Com o auxilio de banner, foi possível demonstrar como simples mudanças na escolha dos alimentossão capazes de colaborar para a redução do consumo de açúcar e, consequentemente, trazer benefícios para a saúde.

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Atividade Educativa 5:

“Gorduras: boas ou ruins?”

A exposição do assunto foi planejada de modo a apresentar os diferentes tipos de lipídiospresentes nos alimentos, ressaltando os benefícios e riscos do consumo excessivo para a saúde.

Foram expostos alimentos/embalagens e réplicas de alimentos fontes de lipídeos com a respectiva informação nutricional em placas contendo a quantidade de gorduras totais, gordura saturada e o respectivo percentual de valor diário (%VD) com base em uma dieta de 2.000 kcal.

A quantidade de gorduras totais de alguns alimentosfoi representada em tubos contendo a quantidade correspondente de óleo. Além das embalagens e réplicas de alimentos, também foram expostas amostras de alguns alimentos ricos em gorduras insaturadas (oleaginosas, sementes e abacate).

Foi utilizado banner a fim de comparar a composição de ácidos graxos dos principais tipos de óleos, gorduras e sementes.

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Atividade Educativa 6:

“Você sabe o que está comendo?”

Esta atividade foi desenvolvida para sensibilizar os participantes sobre o Dia Mundial do Coração. Foram apresentadas as principais diferenças entre os grupos de alimentos (in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados), enfatizando a associação do consumo de alimentos processados e ultraprocessados com o risco de doenças crônicas não transmissíveis (especialmente cardiovasculares), bem como apresentar alguns alimentos considerados cardioprotetores.

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Atividade Educativa 7:

“MAIS Alimentação Saudável MENOS Risco de Câncer”

Esta atividade foi desenvolvida como parte da programação da campanha Outubro Rosa 2016. Os visitantes foram alertados sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção da doença: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O objetivo principal da atividade foi ressaltar a relação entre alimentação e câncer, para isso foi destacada a importância de uma alimentação rica em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo e bebidas açucaradas, para prevenção da doença. Também foram dadas orientações práticas para redução do consumo de resíduos de agrotóxicos.

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Atividade Educativa 8:

Alimentos relacionados ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Esta atividade foi desenvolvida com o objetivo de conscientizar os funcionários e alunos quanto aos alimentos associados ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV) bem como os alimentos protetores. Os visitantes foram estimulados a preencher um quadro branco imantado intitulado como Fatores de Risco para DCV, subdividido em fatores de risco e protetores, com palavras impressas relacionadas aos dois fatores correspondentes. A atividade também incluiu o painel “Monte seu prato” onde o participante era estimulado a montar um prato considerado de alto risco para desenvolvimento DCV e em seguida montar outro prato considerado como protetor de DCV. Logo após, a nutricionista ou bolsista estabelecia um diálogo com os participantes abordando questões relacionadas a estes fatores.

 

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Atividade Educativa 9 :

Dietas da moda, emagrecimento e saúde”

O objetivo principal da atividade foi desconstruir a ideia de que para ter saúde e peso adequado há a necessidade de fazer dietas restritivas. Foi utilizada como estratégia a disposição de diversas réplicas de alimentos e embalagens de alimentos especiais para dietas da moda como lacfree e sem glúten, além do auxílio de folheto contendo exemplos de escolha de alimentos mais saudáveis. Os participantes foram incentivados à adoção de uma alimentação mais natural, onde se “desembale menos e descasque mais”, sendo orientados quanto ao equilíbrio e a importância de fazer dos alimentos in natura e minimamente processados a base da alimentação.

 

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Criado e atualizado por : Luciano Alvarez

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