O LADIG’E é um Núcleo de estudos e ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em versão digital, que tem como objetivo a construção de saberes e materiais didáticos e técnicos com acesso livre, dando visibilidade à parte da produção acadêmica do INJC no âmbito da Nutrição Social e Aplicada. Tem uma prática itinerante com equipamento adaptado para atividades externas, articuladas a outros agentes institucionais, e cursos, do campo da Alimentação e Nutrição, além da Gastronomia e Nutrição. Acompanhamos a demanda de socialização do saber de qualidade em âmbito nacional, para todos, ultrapassando as barreiras comerciais. A intenção é popularizar a ciência que fazemos na UFRJ, e enfrentar a hegemonia modernizadora de saberes que dissimulam a incapacidade de uma organização social e política brasileira na distribuição de renda e comida de qualidade.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

apostila

 

Avaliação de ações de EAN na escola é título de uma apostila financiada pelo CNPq/MDS-SESAN que orienta a avaliação de práticas educativas envolvendo alimentação na escola básica. Reforça o uso do pensamento mas sem perder de vista nossas experiências e interpretações sobre o ”comer bem”.

Partimos do princípio que ações de EAN conectam Políticas Públicas, teorias construtivistas e troca de saberes. Avaliação também é ação. Apostamos na continuidade dos processos educativos e na definição bem objetiva de metas uma a uma em cada etapa, mas prevendo uma sociedade mais equitativa, abrindo mão de julgamentos definitivos e caricaturais. Uma boa avaliação depende de metas e objetivos claros de onde se quer chegar.

 

Esse material motiva a construção de critérios e desdobramentos de uma forma de avaliar restrita a ‘sim deu certo’. Há que se planejar uma boa avaliação para cada contexto. O objetivo desta apostila é, portanto, indicar parâmetros para análises de EAN no contexto social orientado por Políticas Públicas, certos que politizar é preciso, uma vez que “um coletivo organizado pode mais”!

 

Fazer Downlaod do Material AQUI

 

 

Boa Leitura!

 

 

   ouvidoriaufrj acessoainform   capes  cnpq  Faperj  paltaformalattes periodicos  link helpTIC   logolanutri LogoLADIGE

Av. Carlos Chagas Filho, 373 , CCS, Bloco J / 2º andar , Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21941-902

Criado e atualizado por : Luciano Alvarez

UFRJ INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Desenvolvido por: TIC/UFRJ