Entre os dias 27 a 30 de setembro de 2016, o INJC comemorou os 70 anos de sua criação, com evento institucional conjugando atividades solenes e científicas.

Nos dias 27 e 29, foram realizadas edições comemorativas dos eventos regulares do INJC, com participação na programação de convidados e docentes do INJC.

O 2º dia (28/09) foi marcado pela realização de missa em ação de graças pelo aniversário da unidade, seguida de exibição de vídeo comemorativo produzido com entrevistas de docentes e servidores ativos e aposentados que contaram um pouco da história da unidade. Ao final da manhã, a celebração da sessão solene da Congregação do INJC, teve como presidente de honra, à mesa, a reitora em exercício, profa Denise Nascimento e a presença do neto de Josué de Castro, o Sr Marcio Castro Lyra que representou a família do patrono na solenidade que, em seu discurso, destacou as contribuições do avó para a ciência brasileira e para o Instituto de Nutrição e a publicação do livro Geografia da Fome, que também completa 70 anos no ano em curso.

Ainda no mesmo dia, a programação incluiu 2 painéis, integrando o primeiro, 2 apresentações. Profa Nelzir Trindade Reis brindou os presentes com um relato sobre a história da alimentação através dos tempos e da criação do INJC, reverenciando o papel de Josué de Castro e de tantos outros docentes do antigo Instituto de Nutrição para a consolidação do INJC e da regulamentação da profissão de nutricionista. A diretora do INJC, profa Glória Valéria da Veiga, exibiu dados atualizados sobre as atividades do INJC e suas perspectivas futuras. O 2º painel, apresentou egressos do INJC, sejam como alunos ou como docentes e que relataram a passagem e sua relação com a unidade, incluindo a docente Beatriz Ribeiro, movimentada para o Campus UFRJ Macaé prof Aloísio Teixeira, para implantar o curso de Nutrição concebido pelo INJC por ocasião do REUNI, tendo sido sua 1ª coordenadora.

No último dia, foi realizada sessão de homenagens ao corpo social ativo e aposentados, com depoimentos emocionados de docentes, TAE e alunos que relataram sua história e relação com o INJC e, ao final das homenagens, a diretora profa Glória Valéria da Veiga, a vice-diretora profa Marta Maria Souza Santos e a coordenadora da comissão organizadora do evento, profa Elizabeth Accioly, realizaram o descerramento simbólico de placa comemorativa pela passagem dos 70 anos do Instituto.

Ainda na programação do dia 30, o corpo social do INJC participou do plantio de uma muda de pau Brasil no jardim da entrada do bloco K do prédio sede do CCS, simbolizando um dos marcos comemorativos dos 70 anos da instituição.

Durante todo o evento, ocorrido no auditório conhecido como Quinhentão, os participantes puderam visitar área de exposição de fotografias antiga e recentes do INJC, espaço memória dos eventos institucionais, a exposição Comida é patrimônio e banneres da coleção Memórias da fundação Banco do Brasil, que homenageou Josué de Castro em 2004.

 

 

 

O INJC exalta, também, os 70 anos do livro de autoria de Josué de Castro mais conhecido nacional e internacionalmente- Geografia da Fome- , publicado no mesmo ano de fundação do INJC, no qual o patrono discute a distribuição geográfica da fome no Brasil e seus fatores determinantes.

 

 capa

 

Capa da obra original

 

Para assistir os vídeos clique na imagem

 

  come70anos

 

albumdefotos

 

    

   ouvidoriaufrj acessoainform   capes  cnpq  Faperj  paltaformalattes periodicos  link helpTIC   logolanutri LogoLADIGE

Av. Carlos Chagas Filho, 373 , CCS, Bloco J / 2º andar , Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21941-902

Criado e atualizado por : Luciano Alvarez

UFRJ INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Desenvolvido por: TIC/UFRJ