Nos dias 05 e 06 de abril foi realizado o II Encontro de Planejamento e Integração do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ. Este evento, que teve sua primeira edição em 2015, tem por objetivo fortalecer as atividades desenvolvidas no INJC através de uma reflexão mais aprofundada sobre o compromisso, individual e coletivo, para o êxito de tais atividades e sobre a importância do planejamento e da integração de todo o corpo social para o alcance das metas estabelecidas a curto, médio e longo prazos. Foi um momento importante quando o INJC pode parar para refletir sobre o planejamento estratégico, perspectivas de mudanças no Regimento da Unidade, Reforma Curricular do curso de Nutrição, novas perspectivas para o projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Gastronomia e perspectivas para melhor funcionamento dos setores administrativos do INJC. Na programação contamos com a com a participação do Professor Vicente Antonio de Castro Ferreira, diretor do Instituto Coppead de Administração (COPPEAD)/UFRJ, ministrando palestra sobre “Motivação e eficiência no trabalho”, do Professor Ericksson Rocha e Almendra, Professor e ex Diretor da Escola Politécnica da UFRJ que ministrou a palestra “A aplicabilidade da tecnologia de informação e comunicação no ensino de graduação”, professores Luiz Eurico Nasciutti, diretor do ICB/UFRJ e professor Fábio de Souza Lessa, diretor do IH/UFRJ que apresentaram as experiências exitosas das suas Unidades em novas estruturas regimentais, assim como dos técnicos administrativos Sra Carmen L da S. Amaral Diretora Adjunta de Gestão Técnico administrativa do IBqM/UFRJ e Sr Cezar da Silveira Ferreira, responsável por Atividades Gerenciais e Setor Financeiro do IPPN/UFRJ que falaram sobre Eficiência em gestão administrativa e financeira em Unidades acadêmicas da UFRJ a partir das suas experiências. Foi um momento de congraçamento e também de comprometimento do corpo social para o alcance das metas para o desenvolvimento do INJC.

Imagens do Evento:

20160405 092235 HDR    20160405 093852 HDR

20160405 141002 HDR    20160405 141133 HDR

20160405 141208 HDR    20160405 145310 HDR

Mais fotos do evento AQUI

O INJC oferece o curso de graduação em Nutrição, que situa-se entre os melhores da área, em ranking nacional. Conta também com o curso de Nutrição no campus da UFRJ de Macaé e com o curso de Bacharelado em Gastronomia, o 1º em instituição pública no sudeste do país. Além do ensino de graduação, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFRJ oferece os cursos de mestrado acadêmico em Nutrição Humana, Mestrado profissional em Nutrição Clínica e Doutorado em Ciências Nutricionais, além da formação em pós-graduação lato sensu, oferecendo curso de Especialização e residências multiprofissionais nas unidades hospitalares da UFRJ.

O INJC possui, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição, linhas de pesquisa nas quais docentes, alunos e pesquisadores colaboradores desenvolvem projetos nas áreas de Bioquímica Nutricional, Epidemiologia Nutricional, Micronutrientes e Ciência dos Alimentos. Outros projetos de pesquisa não vinculados a essas linhas também oferecem oportunidades para graduandos e alunos lato sensu, contribuindo para produção do conhecimento e qualificação de recursos humanos. Linhas e projetos contam com corpo docente qualificado e apoio de agências de fomento com a concessão de financiamentos e bolsas e com parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa.

O INJC oferece aos seus alunos e público externo oportunidades em ações de Extensão, como projetos, cursos e eventos. Tais ações atendem, em especial, o público externo à Universidade, viabilizando a relação transformadora entre universidade e sociedade. Os projetos de Extensão dialogam com pesquisas  aplicadas, que envolvem indivíduos e grupos populacionais, contribuindo com benefícios que vão além das ações com os sujeitos envolvidos e se articulam com as atividades de ensino. Os cursos e eventos, além da comunidade universitária, recebem público diversificado, contribuindo para a popularização e disseminação da informação, fruto do trabalho acadêmico desenvolvido pela unidade.

86834.5