Dietas da Moda, Emagrecimento e Saúde

 

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição Kinberly Alves F. Rodrigues e revisado pelas nutricionistas Marcelly Lopes e Vanessa Chaia.

 

Atualmente percebemos aumento crescente de adeptos de dietas da moda como dieta sem glúten, dieta LowCarb, dieta LacFree, entre outras. Esse tipo de padrão alimentar está comumente associado à monotonia alimentar, restrições muito severas difíceis de aderir em longo prazo e sentimento de fracasso e frustração pela dificuldade de adesão.  Dietas restritivas podem desregular os mecanismos fisiológicos de controle da fome e saciedade, além de estresse e privação psicológica que podem desencadear episódios de descontrole e compulsão, podendo precipitar transtornos alimentares em pessoas suscetíveis ou colaborar ainda mais para o ciclo de perda-ganho de peso.

 

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Azeite de Oliva: virgem e extravirgem

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição Kinberly Alves F. Rodrigues e revisado pelas nutricionistas  Maisa Martins, Marcelly Lopes e Vanessa Chaia.

É comum ouvirmos que “azeite faz bem para a saúde”. Em razão da disseminação desta informação, os números apontam para o potencial crescimento do consumo desse tipo de gordura. As propriedades antioxidantes do azeite de oliva são o principal atrativo, mas para que o azeite mantenha suas características é importante que outras substâncias não sejam misturadas ao produto.  

 

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Ômega 3 – Peixes

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em NutriçãoJuliana Guin Ballocke revisado pelas nutricionistasMaisa MartinseMarcelly Lopes.

Os benefícios do ômega 3 para saúde são amplamente divulgados, porém são raras as informações sobre os principais peixes fonte deste nutriente, seja sobre variação de concentração de acordo com a espécie, habitat e até forma de preparo e consumo. Dessa forma, o presente o texto busca esclarecer algumas questões sobre o tema.

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Alimentação em Casa X Alimentação na Rua

Nas três últimas décadas houve mudanças nos padrões alimentares da população brasileira, bem como nos locais de realização das principais refeições. O número de pessoas que realizam refeições fora do domicilio cresce progressivamente e esse novo perfil pode ser observado na comparação dos dados sobre gastos com alimentação que indicam que 31% do total de despesas foram destinados à alimentação fora do domicílio em 2008-2009 contra 24% em 2002-2003, com destaque para o consumo de bebidas alcoólicas e salgadinhos fritos e assados. 

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Oficina Culinária Projeto Saúde na Medida Certa 2016.2

No dia 14 de setembro 2016 foi realizada a atividade “Papo de cozinha: opções para refeições práticas e nutritivas” no Laboratório Dietético do Restaurante Universitário Central. Os participantes demostraram suas habilidades culinárias na preparação de receitas saudáveis e práticas!  

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Fracionamento de Refeições

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição Juliana Guin Ballock e revisado pelas nutricionistas Maisa Martins e Vanessa Chaia.

 São frequentes os questionamentos sobre quantas refeições uma pessoa deve fazer em um dia, e é comum ouvirmos que “comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo”, mas até que ponto o fracionamento de refeições possui embasamento cientifico?

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Aproveitamento Integral dos Alimentos

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição, Juliana Guin Ballock e revisado pelas nutricionistas MaisaMartins e Vanessa Chaia.

Que a alimentação é de extrema importância para a vida todo mundo já sabe, mas você sabia que há um grande desperdício tanto de alimentos quanto de nutrientes desde a colheita até o consumo dos mesmos?

“Segundo a ONU, cerca de um terço de todos os alimentos é perdido ou desperdiçado em todo o mundo no caminho que vai desde a produção da comida até o seu consumo, ao mesmo tempo em que 800 milhões de pessoas encontram-se subnutridas” (ONU, 2015).

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Tipos de Açúcar

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição Kinberly Alves F. Rodrigues e revisado pelas nutricionistas Maisa Martins e Vanessa Chaia.

 

O açúcar é um importante componente da nossa dieta e, dependendo do tipo utilizado, pode conter alguns micronutrientes. Embora deva ser consumido com moderação, o açúcar não precisa ser excluído completamente da alimentação. É importante compreender as principais diferenças entre os diferentes tipos de açúcares disponíveis no mercado para poder fazer a escolha mais adequada, evitando o consumo de apenas “calorias vazias”.  

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Criado e atualizado por : Luciano Alvarez

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