O tema alimentos funcionais vem alçando especial impacto, tendo em vista aexcepcional expansão de sua divulgação científica. Vários veículos de comunicação,diariamente, publicam matérias/reportagens sobre tais alimentos uma vez que estespropiciam um aumento na qualidade de vida. Os alimentos funcionais sãoconsiderados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), todo e qualqueringrediente nutritivo ou não que apresenta alegações de propriedades funcionais e desaúde. Na prática, essas alegações referem-se aos benefícios a saúde comprovadospor meio de estudos epidemiológicos, experimentais e ensaios clínicos.Assim, o Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ realizará, em 27 desetembro de 2016, um evento científico definido como o VIII Ciclo de Palestras sobreAlimentos Funcionais e contará com pesquisadores/profissionais da área para trazernovidades sobre o tema proposto.

Programação do Ciclo Funcionais

9:00 - 9:15h – abertura

9:15 - 10h- FODMAPs

10:00 -10:15h – perguntas