O Laboratório de Avaliação Nutricional (LANUTRI), implantado em 1998, constitui um espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino (de graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão, destinado à capacitação em habilidades e competências para a avaliação do estado nutricional a partir da aferição de medidas antropométricas e de indicadores clínicos, bioquímicos, funcionais, dietéticos e sócio demográficos de indivíduos e grupos populacionais.
Passando por um processo de revitalização desde o ano de 2010, as atividades técnico-administrativas, acadêmicas e assistenciais desenvolvidas pelo LANUTRI visam à promoção de saúde por meio do estímulo à adoção de práticas alimentares saudáveis. Com este objetivo, são realizadas atividades de avaliação nutricional e educação alimentar e nutricional em grupos e individuais para a comunidade da UFRJ (servidores técnicos-administrativos, docentes, alunos e prestadores de serviço), além do treinamento e capacitação de recursos humanos para a utilização dos diferentes métodos de avaliação nutricional.
O LANUTRI oferece empréstimo de equipamentos portáteis destinados à avaliação nutricional de acordo com a disponibilidade dos mesmos e mediante assinatura de um termo de responsabilidade. A solicitação de empréstimo de equipamentos pode ser realizada por e-mail ou pessoalmente.

Missão
Contribuir para a difusão dos conhecimentos na área de avaliação nutricional e promover a saúde, nos âmbitos coletivo e individual, por meio do estímulo à adoção de práticas alimentares mais saudáveis, do diagnóstico nutricional e da capacitação de recursos humanos em avaliação nutricional.

Localização
Restaurante Universitário Central da UFRJ, situado na Av. Carlos Chagas Filho, s/n, no pavimento térreo, à esquerda da entrada principal - Cidade Universitária. Rio de Janeiro, RJ.