O Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil (INUB) foi criado em 1946, pela incorporação do Instituto de Tecnologia Alimentar, à então Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, através do decreto-lei da presidência da República do Brasil, de número 8.684, de 16 de janeiro daquele ano e teve como fundador e primeiro diretor o professor Josué de Castro.

Em 1996, por ocasião do marco comemorativo dos 50 anos do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INUFRJ), a instituição passou a ostentar o nome de seu patrono passando a denominar-se Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O INJC é uma das unidades acadêmicas do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, localizado a partir dos anos 70 do século passado, no campus do Fundão, abrigando um dos primeiros cursos de formação de nutricionistas do Rio de Janeiro e em nível nacional, tendo diplomado a primeira turma no ano de 1949. Conta, ainda, com um programa de Pós-Graduação, o primeiro no Rio de Janeiro, o qual abriga os cursos de Mestrado acadêmico Em Nutrição Humana, Doutorado em Ciências Nutricionais e Mestrado profissional em Nutrição Clínica. Com relação à pesquisa, destaca-se a forte influência das origens da instituição nas linhas de trabalho existentes na atualidade, com ênfase tanto na pesquisa básica e clínica, quanto na abordagem epidemiológica dos problemas nutricionais da população brasileira. Participa, ainda, de vários projetos de desenvolvimento institucional e de Extensão, envolvendo docentes e alunos, sejam na cidade do Rio de Janeiro, sejam em outros municípios do estado do Rio de Janeiro, cumprindo o papel social da educação universitária e honrando o compromisso com a memória de seu patrono.

Mais recentemente, por ocasião da adesão ao Programa de Reestruturação do Ensino de Graduação-REUNI nas IFES, implantou o curso de Gastronomia em sua sede na capital e, no recém-criado Campus Macaé, o 2º curso de Nutrição da UFRJ.

Sua missão como centro de formação e qualificação de recursos humanos e de geração de conhecimentos na área, reafirma o compromisso do INJC com a defesa do direito humano à alimentação adequada e com o desenvolvimento sustentável e da intersetorialidade para o combate aos problemas nutricionais, princípios defendidos por seu patrono e fundador.

Por toda a contribuição na formação de recursos humanos e ao conhecimento científico na área, o INJC tem honrado a memória de seu fundador e continuará sua trajetória como unidade de ensino e pesquisa e pretende narrar essa história em mais um jubileu de existência.