martamaria Doutora em Nutrição Humana

 Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

 Grupo de Pesquisa

 Linha de Pesquisa: Anemia e Fatores de Risco, Impacto da Assistência Nutricional Pré-Natal no  Resultado Obstétrico

 Discip. de Graduação: Nutrição em Saúde Pública, Estágio Supervisionado em Nutrição Social e  Aplicada

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 curriculo lattes img somos

 

Área de interesse em pesquisa:

Núcleo de pesquisa em Micronutrientes - Grupo de Pesquisa em Saúde Materna e Infantil
 
Objetivo: O Grupo de Pesquisa em Saúde Materna e Infantil (GPSMI) do Núcleo de Pesquisa em Micronutrientes (NPqM) surgiu da necessidade em se aprofundar o estudo das questões relacionadas à saúde materna e infantil. As pesquisas realizadas com o grupo materno-infantil, investigando-se o estado nutricional de vitamina A, possibilitaram a compreensão de parte dos agravos que maximizam o risco de morbi-mortalidade do grupo em questão, relacionados à carência de vitamina A. Contudo, dada a complexidade do problema, traçou-se o perfil de saúde e nutrição de puérperas e seus recém-nascidos atendidos em maternidade pública do Rio de Janeiro, que atende clientela com perfil similar ao da clientela atendia em outras unidades do município e constatou-se outros agravos maternos que também são importantes e relacionados à mortalidade materna, tais como anemia, síndromes hipertensivas da gravidez, diabetes na gestação, ganho de peso gestacional inadequado, dentre outros que influenciam o desenvolvimento fetal e para os quais temos condutas nutricionais preventivas. Além disso, percebeu-se a necessidade de buscar apoio nas ciências sociais para a compreensão da percepção das gestantes e profissionais de saúde acerca das questões relacionadas com a adesão à assistência pré-natal. Atualmente, o GPSMI vem trabalhando na elaboração e avaliação de proposta de assistência nutricional pré-natal para gestantes adultas e adolescentes, visando contribuir para a implementação de assistência nutricional pré-natal que possa ser aplicadas nas unidades de saúde tendo em vista que a proposta inclui procedimentos de baixo custo, com facilidades metodológicas, rotinas pensadas para aplicação nas unidades básicas de saúde e de cobertura universal. Com isso, o antigo Grupo de Pesquisa em Vitamina A (GPVA) ampliou seu objeto de estudo, passando a chamar-se Núcleo de Pesquisa em Micronutrientes, que se subdividiu em dois grupos de pesquisa, incluindo o GPSMI.. 
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição. 
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais. 
Palavras-chave: assistência nutricional gestantes adolescentes; gravidez na adolescência; Cuidado nutricional; assistência nutricional pré-natal.
 
Avaliação Nutricional de Grupos Especiais
 
Objetivo: Realizar investigação diagnóstca do estado nutricional de grupos específicos, de diferentes faixas etárias, no Brasil, através de indicadores antropométricos, bioquímicos, clínicos e de consumo dietético. Dentre estes grupos específicos, temos: portadores de doenças infecto-contagiosas e doenças crônicas não transmissíveis, atletas e praticantes de atividade física, populações indígenas, grupos hospitalizados e institucionalizados, grupos diferenciados por gênero.. 
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População. 
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia. 
Setores de atividade: Nutrição e Alimentação; Saúde Humana. 
Palavras-chave: avaliação nutricional; composição corporal; doenças infecto-contagiosas; doenças crônicas não transmissíveis; atividade física; gênero.
 
Desafios e perspectivas da gestão participativa no campo da segurança alimentar e nutricional na Baixada Fluminense-RJ
 
Objetivo: Investigação sobre a participação dos Conselheiros Municipais de Saúde dos municípios da Baixada Fluminense nos processos de gestão participativa na política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).. 
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. 
Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Nutrição e Alimentação. 
Palavras-chave: Segurança Alimentar e Nutricional; Gestão Participativa em Saúde; Promoção da Saúde; participação popular; controle social.
 
Dimensão sociocultural da alimentação-saúde-cuidado.
 
Objetivo: Abordagem dos conteúdos simbólicos e praxiológicos por meio da análise dos discursos e experiências. Ênfase nos referencias da Antropologia e Sociologia... 
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição. 
Setores de atividade: Alimentação. 
Palavras-chave: antropologia da alimentação.
 
Anemia e Fatores de Risco
 
Alimentação e Nutrição na Atenção Básica
 
Objetivo: As interações, relações de poder e negociação da alimentação e nutrição na atenção básica. Cultura, políticas públicas, referenciais e lógicas que fundamentam o cuidado nutricional, seus potenciais e limites para acolher, escutar e respeitar... 
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição. 
Setores de atividade: Alimentação. 
Palavras-chave: Atenção Básica à Saúde; Cuidado nutricional.
 

   ouvidoriaufrj acessoainform   capes  cnpq  Faperj  paltaformalattes periodicos  link helpTIC   logolanutri LogoLADIGE

Av. Carlos Chagas Filho, 373 , CCS, Bloco J / 2º andar , Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21941-902

Criado e atualizado por : Luciano Alvarez

UFRJ INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Desenvolvido por: TIC/UFRJ