mirianribeiro Doutora em Saúde da Criança e da Mulher

 Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ

 

 Grupo de Pesquisa

 Linha de Pesquisa: Estudos Socioculturais do Processo de Saúde-Doença-Cuidar, Anemia e Fatores de  Risco, Conhecimentos e Práticas Sobre a Saúde da Criança, Adolescente e Mulher

 Discip. de Graduação: Nutrição em Saúde Pública, Estágio Supervisionado em Saúde Pública

 

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 curriculo lattes img somos

 

Área de interesse em pesquisa:

Grupo de Pesquisa em Saúde Materna e Infantil - GPSMI
 
Objetivo: O Grupo de Pesquisa em Saúde Materna e Infantil (GPSMI) da linha de pesquisa Epidemiologia Nutricional do Programa de Pós-graduação em Nutrição do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, surgiu da necessidade de aprofundar o estudo das questões relacionadas à saúde materna e infantil. As pesquisas realizadas pelo grupo tem como foco principal os agravos nutricionais que acometem a saúde do grupo e que são problemas de saúde pública, tais como, as deficiências nutricionais de vitamina A e anemia, os desvios ponderais na mulher na idade reprodutiva e o impacto da saúde materna no resultado da gestação. Dada a complexidade das questões relacionadas à saúde do binômio mãe-filho, o GPSMI tem traçado e monitorado o perfil de saúde e nutrição de gestantes, puérperas e seus recém-nascidos atendidos em uma maternidade escola e pública do Rio de Janeiro, que atende clientela com perfil similar ao da clientela atendia em outras unidades do município. Constatou-se que os agravos maternos de maior prevalência dentre as gestantes estudadas, são anemia, deficiência de vitamina A, diabetes gestacional, síndromes hipertensivas da gravidez e grande parcela das mulheres apresentam ganho de peso gestacional inadequado, dentre outras que influenciam a saúde materna na gestação, no pós-parto e o desenvolvimento fetal. Percebeu-se ainda a necessidade de buscar apoio nas ciências sociais para a compreensão da percepção das gestantes e profissionais de saúde acerca das questões relacionadas com a adesão à assistência pré-natal. Atualmente, o GPSMI vem trabalhando na elaboração e avaliação de proposta de programa de assistência nutricional pré-natal para gestantes diabéticas, com base na experiência acumulada e positiva com gestantes adultas e adolescentes. A meta do GPSMI é trazer contribuições teórico-práticas para a assistência pré-natal que possam favorecer a cobertura universal das gestantes no pré-natal.. 
Palavras-chave: cuidado nutricional; gravidez.
 
Dimensão sociocultural da alimentação-saúde-cuidado.
 
Objetivo: Abordagem dos conteúdos simbólicos e praxiológicos por meio da análise dos discursos e experiências. Ênfase nos referencias da Antropologia e Sociologia.. 
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição. 
Setores de atividade: Alimentação. 
Palavras-chave: antropologia da alimentação; pesquisa qualitativa.
 
Alimentação e Nutrição na Atenção Básica
 
Objetivo: As interações, relações de poder e negociação da alimentação e nutrição na atenção básica. Cultura, políticas públicas, referenciais e lógicas que fundamentam o cuidado nutricional, seus potenciais e limites para acolher, escutar e respeitar.. 
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição. 
Setores de atividade: Alimentação. 
Palavras-chave: cuidado nutricional; Atenção primária.
 
Anemia e fatores determinantes
 
Objetivo: Investigar a prevalência de anemia em diferentes grupos etários e os fatores de risco para a doença.. 
Palavras-chave: anemia ferropriva.
 

   ouvidoriaufrj acessoainform   capes  cnpq  Faperj  paltaformalattes periodicos  link helpTIC   logolanutri LogoLADIGE

Av. Carlos Chagas Filho, 373 , CCS, Bloco J / 2º andar , Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21941-902

Criado e atualizado por : Luciano Alvarez

UFRJ INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Desenvolvido por: TIC/UFRJ