andrearamalho Doutora em Ciências

 Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz

 Grupo de Pesquisa

 Linha de Pesquisa: 

 Alterações Metabólicas na Desnutrição Infantil, Carências Nutricionais Específicas: Hipovitaminose A e  Anemia Nutricional, Linha de Pesquisa em Vitamina A.

 Discip. de Graduação: Nutrição em Saúde Pública, Administração de Saúde Pública, Avaliação  Nutricional, Internato Extensionista.

 Discip.Pós -Graduação: Aspectos Metabólicos e Epidemiológicos em Estados Carenciais, Estudo  Integrado de Distúrbios Nutricionais de Impacto Coletivo, Nutrição Metrno-Infantil.

 E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

curriculo lattes imgsomos

 

Área de interesse em pesquisa:

Micronutrientes
 
Objetivo: O Nucleo de Pesquisa em Micronutrientes (NPqM) vem realizando avaliação do estado nutricional de micronutrientes, dirigido a população em geral, com ênfase no grupo materno-infantil e a sua associação com processos infecciosos e crônicos não transmissíveis. Os dados acumulados sugerem prevalências de deficiências similares às encontarda em áreas consideradas de risco pela OMS, comprovando que o problema não se restringe ao eixo tradicional da pobreza no país. Tal constatação, somada a achados registrados em outras regiões do país, vem alertando nossas autoridades de saúde para a magnitude do problema, subsidiando ações para o combate à Fome Oculta. O reconhecimento de nosso trabalho, tornou o NPqM como detentor de um dos laboratórios de referência, em nível local, regional e nacional, para dosagem de micronutrientes em sangue, leite humano, fígado, placenta e tecido adiposo. O NPqM congrega não apenas docentes qualificados, com experiência em pesquisa experimental e aplicada, como também funcionário técnico-administrativo, alunos de graduação voluntários e na condição de bolsistas de Iniciação Científica e alunos de Pós- Graduação stricto e lato sensu, consolidando a integração plena das atividades fins da Universidade pública, comprometida com a formação de qualidade, quer sejam ensino, pesquisa e extensão. Nossos docentes têm assento em diferentes instâncias técnicas e decisórias nas áreas de saúde e nutrição e em diversos espaços estratégicos no meio acadêmico-universitário. A contribuição de nosso núcleo de pesquisa comprova-se, também, pela colocação de nossos ex-orientandos no mercado de trabalho e pela trajetória acadêmica de muitos deles seja na condição de docentes universitários ou como pós-graduandos em instituições nacionais de renome. Finalmente, o caráter acadêmico e social de que se reveste nosso trabalho, tem merecido reconhecimento pelas agências de fomento através da concessão de apoio financeiro e diferentes modalidades de bolsas.. 
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População. 
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica da Nutrição. 
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Dietética. 
Setores de atividade: Nutrição e Alimentação; Saúde Humana. 
Palavras-chave: Deficiências de micronutrientes; Vitamina A; Doenças crônicas não transmissíveis; Processos infecciosos; Inquérito Dietético; Educação Nutricional.
 
Saúde da Criança
 
Linha de Pesquisa em Vitamina A
 
Modelos Experimentais de Desnutrição Infantil
 
DIAGNOSTICO,TRATAMENTO E PROFILAXIA DA HIPOVITAMINOSE A
 
Objetivo: Diagnostico, tratamento e prevenção da carência de vitamina A em grupos classicamente reconhecidos como de risco para esta carência nutricional no município do Rio de Janeiro. 
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição. 
Setores de atividade: Saúde Humana. 
Palavras-chave: Dediciência de Vitamina A; Retinol sérico; Retinol hepático.
 
Comparision of Methods for Determinig Vitamin A in Serum.
 
Programa de Atenção Nutricional com Ênfase no Diagnóstico, Tratamento e Prevenção da Carência de Vitamina A
 
Nutrição, Crescimento e Desenvolvimento
 

   ouvidoriaufrj acessoainform   capes  cnpq  Faperj  paltaformalattes periodicos  link helpTIC   logolanutri LogoLADIGE

Av. Carlos Chagas Filho, 373 , CCS, Bloco J / 2º andar , Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21941-902

Criado e atualizado por : Luciano Alvarez

UFRJ INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Desenvolvido por: TIC/UFRJ