O complexo laboratorial do INJC é constituído por 10 unidades laboratoriais, classificadas em 4 grandes blocos:

1. Laboratório de Análise e Processamento de Alimentos

2. Laboratórios de Bioquímica Nutricional

3. Laboratório de Avaliação Nutricional - LANUTRI

4. Laboratórios de Informática

1. LABORATÓRIOS DE ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS

Possibilitam a investigação científica sobre os efeitos dos diferentes métodos de preparo sobre a qualidade dos alimentos. A análise química de alimentos e/ou a avaliação dietética (englobando componentes de alimentos com importância nutricional) são também estudados. Os laboratórios também prestam serviços à comunidade, micro e pequenas empresas.

As atividades desenvolvidas são: aulas teóricas e práticas relacionadas às disciplinas de graduação e estágios supervisionados; atividades de Iniciação Científica do Curso de Graduação em Nutrição; desenvolvimento de projetos de dissertação do programa de Pós-Graduação do INJC; e processamento e análise sensorial dos alimentos.

1.1. Laboratório de Bromatologia e Composição de Alimentos

1.2. Laboratório de Técnica Dietética e Culinária

1.3. Laboratório de Tecnologia de Alimentos

1.4. Laboratório de Bioquímica de Alimentos
- Localização: prédio sede do CCS, Bloco J, 2º andar, sala 13.

1.5. Laboratório de Microbiologia de Alimentos
- Localização: prédio sede do CCS, Bloco J, 2º andar, sala 15.

1.6. Laboratório de Desenvolvimento de Alimentos para fins Especiais e Educacionais
- Responsabilidade Técnica: Profª. Drª. Cristiana Pedrosa Melo Porto e Profª. Drª. Anna Paola Pierucci

- Localização: prédio sede do CCS, Bloco J, subsolo, sala 08.

2. LABORATÓRIOS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL

Buscam atender às necessidades em pesquisa básica experimental, viabilizando o desenvolvimento de projetos de dissertações e teses, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN). Têm parcerias com diferentes centros de pesquisa da UFRJ e de outras Instituições de Ensino Superior, como o laboratório de Fisiologia Celular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e o laboratório de Fisiologia Endócrina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se: suporte às disciplinas experimentais do Curso de Graduação e à pesquisa básica junto ao PPGN; suporte nas análises bioquímicas das pesquisas dos diferentes grupos de pesquisa do INJC; desenvolvimento de linhas de pesquisa na área experimental; iniciação Científica do Curso de Graduação em Nutrição.

2.1. Laboratório de Espectrofotometria
- Localização: CCS, Bloco J, 2º andar, sala 11.

2.2. Laboratório de Bioquímica Nutricional
- Responsabilidade Técnica: Profª. Drª.  Maria das Graças Tavares do Carmo

- Localização: CCS, Bloco J, 2º andar, sala 21.

2.3. Biotério
- Responsabilidade Técnica: Profª. Drª. Fátima Lúcia de Carvalho Sardinha

- Localização: CCS, Bloco J, 2º andar, sala 17 a 19.

3. LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL ( LANUTRI )

Sua missão é contribuir para a difusão dos conhecimentos na área de avaliação nutricional e promover a saúde, nos âmbitos coletivo e individual, por meio do estímulo à adoção de práticas alimentares saudáveis, do diagnóstico nutricional e da capacitação de recursos humanos em avaliação nutricional.

São realizadas atividades de avaliação nutricional e educação alimentar individuais ou coletivas  para a comunidade da UFRJ (servidores técnico-administrativos, docentes, alunos e prestadores de serviço), por meio de projetos institucionais, além do treinamento e capacitação de recursos humanos para a utilização dos diferentes métodos de avaliação nutricional.

O LANUTRI oferece empréstimo de equipamentos portáteis destinados à avaliação nutricional, de acordo com a disponibilidade dos mesmos e mediante assinatura de um termo de responsabilidade. A solicitação de empréstimo de equipamentos pode ser realizada por e-mail ou pessoalmente.

- Coordenação acadêmica: Profª. Drª. Aline Alves Ferreira (DNSA).

- Equipe:

Nutricionista Ms. Maisa Cruz Martins

Nutricionista Ms. Marcelly Cunha Oliveira dos Santos Lopes

Nutricionista Drª. Vanessa Chaia Kaippert

Profª. Drª. Gloria Valéria da Veiga

Profª. Drª. Eliane Lopes Rosado

Profª. Drª. Anna Paola Trindade Rocha Pierucci

Profª. Drª. Mirian Ribeiro Baião

Profª. Drª. Márcia Soares da Mota e Silva Lopes

-Localização: Restaurante Universitário Central da UFRJ - Av. Carlos Chagas Filho, s/nº - Térreo (à esquerda da entrada principal) - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ.

4. LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

4.1. Laboratório de Informática da Graduação (LIG)

Destina-se aos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Nutrição e Gastronomia do INJC para realização de tarefas acadêmicas dos discentes e para atividades práticas de ensino de graduação.

- Responsabilidade Técnica: Luciano Leite Alvarez

- Localização: Prédio sede do CCS, Bloco J, 2º andar, sala 06.

4.2. Laboratório de Informática da Pós-Graduação (LIP)

Destina-se ao uso pelos alunos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pelo PPGN (stricto sensu e lato sensu) e para atividades de ensino de pós-graduação e pesquisa envolvendo discentes do PPGN.
- Responsabilidade Técnica: Luciano Leite Alvarez

- LocalizaçãoCCS, Bloco J, subsolo, sala JSS 01.