Fundação

O Instituto de Nutrição (INUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro resultou da incorporação, em 13 de maio de 1946, do Instituto de Tecnologia Alimentar (ITA) à então Universidade do Brasil (UB), por iniciativa do professor Josué de Castro, estudioso de grande expressão das questões relacionadas à alimentação e nutrição humana. Nos anos de 1930 e 1940, pioneiros, como Josué de Castro, denunciavam as origens sociais da fome e lutavam pela institucionalização da Nutrição, através da criação de órgãos dedicados ao ensino e pesquisa e de órgãos executores de políticas públicas de alimentação e nutrição. O surgimento e atuação do INUB constituíram-se como marcos do processo de expansão da Nutrição no Brasil, como campo do conhecimento científico e como espaço de atuação profissional.

Sob a égide de seu pioneirismo científico, o INUB experimentou distintas fases de evolução e protagonizou diversas das etapas primordiais que concorreram para o atual estágio de progresso da Nutrição como ciência no Brasil. A partir de 1965, passa a ser reconhecido como Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao completar 50 anos de existência, em 1996, passou a ostentar o nome de seu fundador. Em 2006, por ocasião das comemorações dos 60 anos de sua fundação, a nova marca institucional incorporou a sigla do Instituto de Nutrição Josué de Castro – o INJC.

Cursos de Graduação e Pós-Graduação

Em 1948, autorizado pelo Conselho Universitário da Universidade do Brasil, o então INUB passou a oferecer o Curso de Graduação em Nutrição, consagrado como um dos mais tradicionais no país. Merece ressalva, o fato de que o Curso de Graduação em Nutrição tem figurado, nos últimos anos, entre aqueles com bom índice de procura na UFRJ e entre os cursos com os menores índices de evasão, despertando cada vez mais entre os jovens, o interesse por essa área de conhecimento.

Pela excelência de sua formação, os alunos do curso de Graduação em Nutrição do INJC obtêm excelentes oportunidades em estágios extracurriculares, bolsas, premiações acadêmicas e rendimento no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) do MEC. Os egressos do curso destacam-se em diversas atividades no mercado de trabalho, pelos resultados em concursos públicos e pela trajetória acadêmica, seja na condição de docentes universitários ou como pós-graduandos ou pesquisadores em instituições de renome nacional.

O INJC colabora na formação de outros profissionais, ministrando disciplinas e conteúdos para outros cursos de Graduação da UFRJ como Enfermagem, Educação Física, Medicina, Fonoaudiologia e Engenharia de Alimentos. Seu Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) do INJC, credenciado pela CAPES, tem como objetivo formar mestres e doutores na área de nutrição. O INJC oferece, também, cursos de especialização(Lato sensu) e atualização em subáreas de conhecimento da Nutrição. Em agosto de 2009, sob a chancela acadêmica do INJC, foi implantado o curso de Graduação em Nutrição no campus da UFRJ no norte fluminense, no município de Macaé.

Galeria de Diretores

1946 a 1955 –  Josué de Castro

1955 a 1966 – Clementino Fraga Filho

1966 a 1972 – Hélio de Souza Luz